Término de Relacionamento - Cláudio Fernando Costa | Psiquiatria
slide

 

Término de Relacionamento

 

 

Término de Relacionamento (e Tóxicos)

 

     Para reduzir o sofrimento envolvido em términos de relacionamento e prevenir maiores problemas, podemos aprender sobre os desconfortos comuns que aparecem fazendo um paralelo com o uso de tóxicos, na dependência e na abstinência.

     Após um período de envolvimento com uma pessoa, é natural que você se acostume com a rotina, com a segurança de tê-la sempre disponível e mesmo quando as coisas  já não vão tão bem, o processo de decisão de que cada um continue sua vida independentemente, muitas vezes, não vem com tranquilidade para o campo emocional.

     Dentro dos critérios diagnósticos para a dependência (vício) e a abstinência de substâncias, há uma série de ocorrências que  você pode avaliar se se identificam muito ou pouco com o que você está sentindo.

       Abaixo estão alguns critérios do Manual Diagnóstico da Psiquiatria no capítulo relativo às drogas. Onde aparecer da droga, substitua por do ex-companheiro ou da ex-companheira:

 

TRANSTORNO POR USO (DA DROGA)

-  existe um desejo persistente ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso (da droga).

- muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção (da droga), na sua utilização ou na recuperação dos seus efeitos.

- fissura ou um forte desejo ou necessidade de usar (a droga).

- uso continuado (da droga), resultando no fracasso em desempenhar papeis importantes, no trabalho, na escola ou em casa.

- uso continuado (da droga), apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados por seus efeitos.

- importantes atividades sociais, profissionais ou recreacionais são abandonadas ou reduzidas em virtude do uso (da droga).

- o uso (da droga) é mantido apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico persistente ou recorrente que tende a ser causado ou exacerbado (pela droga).

      E quando você já não tem mais contato com a pessoa, podem ocorrer as seguintes perturbações características da abstinência:

 

ABSTINÊNCIA (DA DROGA)

1.irritabilidade, raiva ou agressividade

2.nervosismo ou ansiedade

3.dificuldade em dormir (insônia, sonhos perturbadores).

4.apetite reduzido ou perda de peso.

5.inquietacao.

6. Humor deprimido

     Fazer essa comparação, observando os aspectos compartilhados nas duas situações (drogas e relacionamentos) tem por finalidade inspirar você a procurar entender  o que esperar  e com o conhecimento, ficar mais forte para bem manejar essa condição que é TEMPORÁRIA e  que exige boas estratégias de comportamento, se o objetivo for diminuir o sofrimento para mais eficazmente superar o período de transição.

 

1. Execute o P.E.N.T.A..

 

 

Tecnologia do Google TradutorTradutor