Curso P.E.N.T.A.
O curso P.E.N.T.A. é para as pessoas interessadas na aprendizagem de estratégias antiansiedade. São observados aspectos como o mecanismo fisiológico envolvido no processo das crises e também como as ferramentas de controle fazem seu papel: há explicações sobre como elaborar os Diários para bem observar, quantificar e desenvolver meios pessoais de lidar com a ansiedade. O formato do curso pretende que sozinha, a pessoa tenha condições de aplicar o que é ensinado e assim encontrar o seu Melhor Manejo da Ansiedade!
---
ORGANIZAÇÃO
SEMANA 0 - (MÓDULO 1)
Seja bem-vindo ao Curso P.E.N.T.A. – Sistema de Controle da Ansiedade
Olá! Meu nome é Cláudio Fernando Costa e eu vou te levar, no decorrer das aulas, a descobrir como controlar sua ansiedade.
Até o final desse curso, se aplicar o que aprender, você vai ter avançado de forma grandiosa na sua jornada para redução da ansiedade.
Para um melhor aproveitamento, alguns esclarecimentos:
1. No site www.claudiofernandocosta.com.br, em DIÁRIOS, estão disponíveis para download os formulários, que são as ferramentas utilizadas para facilitar as observações e alterações de comportamentos, entre eles estão o Diário da Ansiedade, o CAPE e o Diário do Planejamento.
2. O material que orienta o tema da semana foi retirado do livro e os demais vídeos, quando presentes, são complementares. A divisão dos assuntos por semanas confere um tempo para a reflexão e a ação, para um envolvimento com a mudança que você procura.
Vídeo 0
---
SEMANA 1 - (MÓDULO 2)
Olá, você deu a partida!
Neste módulo inicial, nada mais natural que explorar o conceito da Ansiedade, afinal essa mesma palavra acaba levando a entendimentos diferentes e pra acertar no alvo, é necessário clareza e objetividade!
O vídeo da live que fiz com a Psiquiatra Carolina Tajra: "E agora, com ou sem ansiedade!?" e o realizado para o TRF1, "Alerta amarelo: Ansiedade e Trabalho. Mudanças geram estresse?" são explicativos por trazerem muito dos conceitos e dúvidas que acompanham as pessoas que apresentam ansiedades com as mudanças.
Eles servirão para deixar o alvo mais exposto e estão localizados nesse módulo.
Na leitura da segunda parte do .pdf , você vai entender como a abordagem P.E.N.T.A. foi construída, qual a importância de escrever os diários e porque os três meses são um bom prazo para se empenhar e medir os resultados.
Você escolhe como quer começar. Pelo PDF ou pelos vídeos. Bom aprendizado!
Vídeo 1.1
Vídeo 1.2
Vídeo 1.3
Vídeo 1.4
SEMANA 2 - (MÓDULO 3)
Bom que você está aqui!
É nesse módulo que você vai conhecer o Diário de Ansiedade.
Aprender a quantificar a intensidade da ansiedade é uma das finalidades dessa parte do seu estudo.
E por que isso? Porque é dando nota que você toma consciência do que está acontecendo e tem tempo de alterar a rota de como seu corpo irá reagir, prevenindo consequências ruins.
Ansiedade leve está nas notas verdes que são 3 e 4. Ansiedade moderada é a amarela, nas notas 5, 6 e 7 e Ansiedade intensa é vermelha, e as notas são: 8, 9 ou 10.
Outro propósito dessa parte é preencher o CAPE. Para cada nível de ansiedade, você deve ter uma receita de ação, que estará escrita no Cardápio de Atitudes Previamente Elaboradas.
• Clique e leia: PDF - O Controle da Raiva | Como Preencher o Diário de Ansiedade; CAPE.
Vídeo 2.1
Vídeo 2.2
Vídeo 2.3
SEMANA 3 - (MÓDULO 4)
Olá!
Aqui está a primeira letra do P.E.N.T.A, o "P", de Planejamento. Na primeira parte do módulo, o assunto é saber o que fazer com o seu tempo, tanto na quantidade quanto na qualidade. Os desajustes levam à confusão. Vale a pena rascunhar suas ideias para os próximos dias. Com o tempo vai ficando automático.
Se tem atividades demais, também vale a pena colocar no papel. Otimizar, abrir mão... se você não acabar com as atividades em excesso, elas acabarão com você.
Na segunda parte, falamos sobre Escolher Programação, o que tem uma grande relação com o Planejamento, pois quem não planeja acaba aceitando o que aparece nas mídias e isso o tempo todo, certamente, não é bom.
• Clique e leia: PDF - PLANEJAMENTO | ENTRETENIMENTO
Vídeo 3.1
Vídeo 3.2
Vídeo 3.3
SEMANA 4 - (MÓDULO 5)
Olá!
Este módulo contém a terceira letra do P.E.N.T.A., o "N", de Neurotransmissores, que são as substâncias que agem no sistema nervoso provocando sensação de prazer, bem-estar e alegria.
O objetivo dessa parte do curso é provocar você a ativamente fazer aquilo que dê prazer, porque essa é uma forma de deixar-se menos vulnerável aos fatores geradores de ansiedade.
Não são só a atividade física, a meditação (contemplação), os orgasmos e as risadas que contribuem no bem-estar geral produzido pelos hormônios positivos no cérebro.
A comida também pode cumprir esse papel e merece ser considerada.
Cultivar relação com animal de estimação é ainda uma outra estratégia que pode ser adotada. No vídeo O Poder do Animal de Estimação você verá uma conversa que aborda as vantagens para as crianças e para os adultos da interação com um animal.
Há, porém, ações bem mais específicas e criativas que ajudam a produzir um bom efeito no corpo. Já ouvi que "entrar na cama" com o lençol e a fronha com cheirinho de limpeza produz intensa sensação de conforto e bem-estar.
Você tem alguma dica como essa?
Na primeira parte também abordamos a quarta letra, o "T", de Terapia, adorada por muitos e também negligenciada por muitos.
O terceiro tema da semana é PRIORIDADES. Conseguir dizer não, anotar o que fazer e saber que algumas obrigações podem esperar mais do que outras são o resumo do sucesso nessa tópico.
• Clique e leia: PDF - NEUROTRANSMISSORES ; TERAPIA | PRIORIDADES
Vídeo 4.1
Vídeo 4.2
Vídeo 4.3
Vídeo 4.4
Vídeo 4. 5
SEMANA 5 - (MÓDULO 6)
Olá!
No módulo Alopáticos, o "A" do P.E.N.T.A., falamos sobre os remédios: suas vantagens, desvantagens, como agem e o que não se deve fazer.
Você vai ler no .pdf que são três as variáveis que determinarão o uso da medicação. E claro, uma delas é você. Por isso é importante, na maioria das vezes, ter conhecimento sobre os remédios.
É muito comum, pela facilidade que se apresenta, muitas pessoas tomarem medicação e imaginarem que terão seus conflitos interpessoais resolvidos.
• Clique e leia: PDF - ALOPÁTICOS | Grupos e Comunidades
Vídeo 5.2
SEMANA 6 - (MÓDULO 7)
Olá! Essa semana é dos filósofos!
Epicteto foi um filósofo grego que mesmo sendo escravo, manco e com dores, disse: "Não é o que acontece com você, mas como você reage que importa".
Nesse módulo, iniciaremos na reflexão das Adversidades que contribuem para iniciar, manter e/ou aumentar a ansiedade e o tema é a Reclamação.
O objetivo é analisar como funciona o ato de reclamar, considerando que existem reclamações úteis, inúteis, de desabafo e de rotina e que é prudente e sábio "Diferenciar o que você pode mudar daquilo que você não pode".
E o que isso tem a ver com a Ansiedade? Muito.
Pense na relação que você enxergou entre a Reclamação e a Ansiedade ou faça uma associação com o vídeo A Filosofia Estoica com a Psiquiatria, onde o filósofo Sêneca também revela um outro conceito que dá muito o que pensar: O Minimalismo.
Se preferir, escolha uma das frases que aparecem no vídeo e associe com a sua vida e alguma mudança que queira implementar neste momento.
A segunda parte do módulo traz uma ferramenta muito útil, que está no seu bolso e falta pouco para ser acionada: é o WhatsApp de Si Mesmo. Crie o seu. :)
• Clique e leia: PDF - RECLAMAR TEM PODER | Fazendo o grupo do Eu Sozinho no WhatsApp
Vídeo 6.1
Vídeo 6.2
SEMANA 7 - (MÓDULO 8)
Olá! Já ouviu sobre crenças limitantes?
Este módulo tem o objetivo de levar você a pensar sobre crenças que podem estar te acompanhado há muito tempo e atrapalhando, ajudando a gerar ansiedade. É mais um tema que compõe a parte das Adversidades.
Uma reavaliação, em qualquer momento da vida, pode abrir novas possibilidades de explicação e entendimento para uma questão e isso ajuda na reconfiguração dos seus pensamentos, culpas e medos.
E por falar em medos... no vídeo "Conversando Sobre a Mente: O Medo" você verá uma boa conversa que explica um pouco mais sobre o tema e que pode te ajudar na sua autoavaliação sobre os seus medos.
O Vídeo do Efeito Ganzfeld leva aos temas da Paralisia do Sono, da lenda da velha pisadeira ou mesmo dos íncubos e súcubos, que são explicações mitológicas ou fantásticas para eventos fisiológicos naturais.
• Clique e leia: PDF - O MUNDO NÃO É JUSTO
Vídeo 7.1
Vídeo 7.2
Vídeo 7.3
SEMANA 8 - (MÓDULO 9)
Olá! As semanas passaram...
E muito foi visto e discutido até aqui.
Juntamente com o vídeo da semana 6, "A Filosofia Estoica com a Psiquiatria", o conteúdo do texto deste módulo e o vídeo "Quem você é?" estimulam provavelmente as mais importantes reflexões a respeito do que é a FELICIDADE pra cada um de nós.
Olhar para o que importa e saber que isso determina a felicidade é um grande recurso que podemos aprender para ficarmos na rota de uma vida plena.
Entender que isso pode ser buscado em alguns dos diversos papéis que desempenhamos nas várias fases da vida é onde devemos agir para ter a satisfação não somente ao fim, mas sim, durante a maior parte da jornada.
• Clique e leia: PDF - FELICIDADE | Material de Apoio
Vídeo 8.1
Vídeo 8.2
Recomendações de vídeos sobre minimalismo:
YouTube - Mente minimalista: um documentário sobre minimalismo
Netflix - Minimalismo Já
Netflix - Minimalism - A documentary about the important things
CONTEÚDO EXTRA
• Clique e leia: PDF - Insônia