PSICOSOFIATERAPIA
Princípios de abordagem para desconfortos existenciais
Questões existenciais aparecem como causas flutuantes de descontentamentos com a vida e invariavelmente a minha abordagem na psicoterapia passa por desenvolvimentos nos seguintes três itens: você não é especial; hobby define o sentido da sua vida; pensar sobre a existência é uma força que deve ser tratada com a aceitação de que você nunca chegará a uma resposta racional realmente confortadora ou convincente.
Essas linhas definem como fui lidando e lido com os pensamentos e a reflexão compartilhada, pelo menos, é meio terapêutico, porque aí se percebe que a falta de explicações é comum a todos.
Cláudio F. Costa 09/2022
*
Vídeo que leva à reflexão sobre escolhas e melhor forma de gastar o tempo.
*
Livro sobre o sentido (do gr. logus) e necessidade de ter um sentido para a vida.
*
Livro sobre as quatro grandes preocupações existenciais: morte, sentido da vida, liberdade e isolamento.
*
Livro de contos sobre episódios que envolvem a confrontação com as aspectos da morte.
"Somos todos criaturas de um dia, tanto os que lembram quanto os que são lembrados. Tudo é efêmero, tanto a lembrança quanto o objeto da lembrança. Em breve você terá esquecido o mundo e o mundo o terá esquecido. Nunca esqueça que logo você não será ninguém nem estará em lugar algum." Marco Aurélio, Meditações
*
MEMENTO MORI - expressão latina que significa algo como "lembre-se de que você é mortal", "lembre-se de que você vai morrer" ou traduzido literalmente como "lembre-se da morte". (Wikipedia)
Vídeo do canal Lutz Podcast com interessante trecho de conversa com Marcos Polo (filosofia estoica).
*
Vídeo com conceitos bem explanados e resumidos sobre os conceitos de Albert Camus, filósofo existencialista que escreveu o livro "O Mito de Sísifo".
*